Home
GGJ Archives 2009-2012

Questões Básicas

enesdeitjpcntr

A quem se destina este site?

Este website é para a Global Game Jam. É usado para direcionar as pessoas para informações sobre as sedes locais da GGJ ao redor do mundo, colaborar e estimular o entusiasmo sobre o próximo evento. Também é usado para enviar, modificar e arquivar os jogos produzidos pelos participantes da GGJ durante o evento.  Se você deseja participar da Game Jam, você precisará criar uma conta e associar-se a uma sede local - a inscrição está disponível online. Se você é um organizador de uma sede local, sua conta e instruções foram enviadas por email para você pela organização da GGJ.

Quando é a Global Game Jam?

A GGJ é um evento anual. A edição de 2011 começa às 17:00 (em seu fuso horário) do dia 28 de Janeiro e tem duração de 48 horas, estendendo-se até o dia 30 de Janeiro.

O que é a Game Jam?

O objetivo de uma Game Jam é reunir-se e criar um videogames, ou um jogo não-digital como um jogo de tabuleiro ou jogo de cartas. Os participantes prototipam rapidamente seus projetos de jogo e, espera-se, lançam novas idéias para ajudar o crescimento da indústria de jogos. Nós compartilhamos o mesmo tema e restrições. Nós pedimos aos participantes para criar um jogo do início até o fim no tempo pré-determinado (no caso da GGJ, é de 48 horas). Esta curta fatia de tempo pretende encorajar o pensamento criativo que resulte em jogos pequenos mas inovadores e experimentais.

O que é a Global Game Jam?

A GGJ reúne talentos individuais da comunidade de jogos local. É uma oportunidade única para as pessoas levarem suas habilidades ao limite e desafiarem sua maneira de trabalhar. Os participantes trabalham simultaneamente com desenvolvedores ao redor do mundo, unidos por um tema único, com o qual você tem 48 horas para criar um jogo.  Esperamos que surjam vários protótipos bastante experimentais e que você continue a trabalhar depois da jam. Diversos jogos desenvolvidos em 2009 se tornaram jogos completos. A GGJ é open source, não possui limitação de software e hardware e todos os projetos são protegidos debaixo de uma licença Creative Commons. Nós encorajamos às pessoas a tentar novas idéias e se esforçar ao máximo com parcimônia. Nós encorajamos que os participantes comam e durmam para que tenham condições de dar o melhor de si.

Posso vir na GGJ com uma equipe já formada?

Não venha para a Jam com um time. Todos vão ter um tempo para pensar e discutir uma idéia. Colabore com novos amigos ou colegas que você admire.

Preciso de alguma habilidade especial para participar da GGJ?

Embora ter habilidade com o uso de um computador seja útil, não é necessário saber programar. Designers, desenvolvedores, artistas e qualquer outra pessoa são bem-vindos para criar jogos durante a GGJ.

A GGJ é apenas para profissionais?

Todos são bem-vindos.

O que é necessário para ser sede local (jam site)?

Espaço físico para comportar confortavelmente os participantes sentados (você pode escolher quão pequeno ou grande você quer seu evento).

  1. Acesso à Internet (com ou sem fio) para todos os participantes;
  2. Acesso a ferramentas de desenvolvimento de jogos ou a capacidade de fazer o download e instalar software;
  3. Assistência Técnica local no caso de problemas com computadores ou conectividade;
  4. Pelo menos um organizador oficial local para coordenar o evento;
  5. Acesso a todo espaço  e recursos computacionais durante o fim de semana do evento *;
  6. Café e outras bebidas e acesso fácil a comida;
  7. Opcionalmente, um auditório para a apresentação dos jogos desenvolvidos na Jam após o término do evento no Domingo;
  8. Segurança (proteção contra roubo de pertences).

* Nós preferimos que sua sede esteja aberta durante todas as 48 horas, mas podemos aceitar aqueles nas quais isto não é possível. Isto significa apenas menos tempo para os participantes de sua sede desenvolverem seus jogos.

** O organizador precisa tomar parte de todos os emails, participar no Basecamp e cumprir as datas estabelecidas.

A GGJ fornecerá ferramentas para ajudar na organização do evento local, orientações práticas antes e durante a GGJ , uma página web para o GGJ, promoção local e internacional do evento, etc.

Por que as sedes da GGJ são Universidades?

Escolas disponibilizam grandes espaços e laboratórios, o que nem sempre é possível para os empresas de jogos.  As Universidades também tem o melhor acesso à Internet banda larga. Mas não existe restrição sobre o tipo de local. Empresas, associações de jogadores, grupos comunitários, e qualquer outro tipo de local são bem-vindos a ser sede.

Qual é o cronograma típico para a GGJ?

Dia 1 - Chegada

Essencial:

* Inscrição

* Palestras

* Formação de grupos

14:00-19:00 - Inscrição

14:00-15:00 - Palestras sobre arte e tecnologia

15:00-16:00 - Palestras sobre arte e tecnologia

17:00-18:00 - Anúncios e a palestra principal

18:00 - ? - Formação de grupos

Sociabilização para conhecer cada um dos participantes

Apresentação das idéias

Formação de grupos

 

Dia 2 - Trabalho

Essencial:

09:00-10:00 - Café da manhã

11:00 - Horário máximo para criar o perfil de usuário e a página do jogo

13:00-14:00 - Almoço

19:00-20:00 - Jantar

 

Dia 3 - Trabalho

Essencial:

09:00-10:00 - Café da manhã

13:00-14:00 - Almoço

15:00-16:30 - Prazo final para entrega dos jogos é às 15:00h

16:30-19:00 - Apresentações - Cada time tem 10 minutos para apresentar seu jogo

Como faço para logar no site?

Você deve se cadastrar como um indivíduo. No topo da página, escolha "Create New Account" e será pedido um nome de usuário e uma senha. A conta é para uma pessoa e cada participante da GGJ precisa ter uma. Assim que receber sua confirmação via email, você pode logar no site da GGJ.

Como informar ao sistema minha sede e meu nome completo?

Cada usuário deve preencher seu perfil, o qual está disponível na página de sua conta. No perfil deve ser informado seu nome completo e há um menu drop-down para escolha de seu local. Além disso, você pode escrever uma pequena biografia.

Minha sede local não está na lista de sedes disponíveis em meu perfil!

Sedes locais são criadas por seus organizadores. Fale com o seu organizador local e peça para ele criar a sede. Assim que estiver criada, você pode completar seu perfil.

Eu sou o organizador de minha sede local, como faça para inscrever minha sede?

Para criar sua sede no site da GGJ, você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o endereço http://globalgamejam.org/ e crie uma nova conta - você vai receber sua senha via email.
  2. Assim que tiver recebido o email e logado na página, Selecione "APPLY FOR: Jam Site"
  3. Siga as instruções . Para o nome da sede ("Site Name"), não utilize um nome geográfico como sua cidade ou país. Há outro lugar para especificar estas informações.
  4. Assim que você tiver preenchido o formulário para ser sede, será processado e a aprovação chega em 48 horas ou menos. A razão para este filtro é certificar que não se tem duplicatas do mesmo local, ou indivíduos que não registrem seus apartamentos como sede. Nós realmente estamos tentando estimular a comunidade e a colaboração e tentando evitar que existam muitas sedes em uma mesma cidade. Se você verificar que já existe uma sede postada em sua cidade, por favor, nos contacte e nós tentaremos ajudar você a colaborar com a outra sede. Observe que muitas das maiores áreas urbanas vão ter mais de uma sede. Você pode ver a lista de sedes locais aprovadas se clicar no ícone "Locations" no topo da página: http://globalgamejam.org/Locations
  5. Depois que sua sede é aprovada, vá para a página de sua conta e crie um perfil (no link "My Account" -> Edit) e indique a sede. Depois, você pode avisar aos seus participantes locais para criar suas contas e criar os seus perfis.
  6. Quando sua sede está registrada, vamos adicioná-la ao grande mapa na página principal do site.
  7. Após várias sedes terem criado suas páginas, você pode usar esta página como link de sua sede ou você pode usar o site da GGJ para gerenciamento de inscritos, etc. A inscrição dos participantes abrirá em 15 de novembro.
  8. Encorajamos você a criar um blog sobre a sua sede, postando seus preparativos e qualquer coisa genial que você tenha organizado para sua sede. Alguns organizadores locais preparam palestras técnicas, você pode ter uma seção de perguntas e respostas. O portal está aqui para dar suporte à colaboração.

Eu sou organizador de sede, mas a página de minha sede já existe no site da GGJ. Como posso ganhar o acesso a ela?

Se já existe uma sede registrada na página de sedes, por favor, entre em contato com o organizador da sede para verificar como você pode ajudar ou estar envolvido. Se a sua sede participou da Global Game Jam 2009 ou 2010, é necessário registrar uma nova sede para 2011.

Eu sou organizador de sede, como crio contas para cada equipe?

Não existem contas para equipes na GGJ 2011. Apenas contas individuais, que podem ser associadas a uma sede e a um projeto de jogo.

Quem é o dono da propriedade intelectual dos jogos feitos durante a GGJ?

A equipe que criou o jogo é dona de toda a propriedade intelectual. Entretanto, a Global Game Jam pode usar os jogos a fim de demonstração. Todos os jogos devem ser postados no estado que estão próximo ao fim do evento no Domingo. Se a equipe desejar submeter versões adicionais, eles são bem-vindos e vamos hospedar e arquivar cada versão. Todos os participantes e jogos devem estar de acordo com a licença Creative Commons, share, alter, no sell.

Há uma data limite para inscrição de nossa sede local na GGJ?

Recomendamos que todas as sedes estejam cadastradas antes de 15 de novembro. Depois desta data, a inscrição pode ser mais difícil. Como existe uma grande quantidade de preparativos para organizar a jam, nós achamos que você deve planejar com a maior antecedência possível. Entretanto, tivemos sedes que se organizaram em uma semana ou menos.

Responsabilidade

Como uma iniciativa da IGDA, a Global Game Jam pretende ser divertida e colaborativa, com o objetivo de manter as coisas o mais simples possível. Nós fornecemos a estrutura, orientação e ajuda para todas as sedes participando da GGJ. Como norma geral, esperamos que nenhum time tire proveito da propriedade intelectual  alheia, e por sua vez, tudo que foi criado se torne parte do domínio público. Todos os participantes concordam que a ninguém se responsabiliza por qualquer perda ou dano.

A IGDA e a Global Game Jam se reservam ao direito de recusar a participação de qualquer pessoa a qualquer tempo, por qualquer razão ou sem nenhuma razão. Inclusive depois que a game jam já tenha começado.

 

Follow

All rights reserved 2012-2013, Global Game Jam